Golpe de Vista

Trail a última tentação


Afinal o que é o Trail?

Depois do BTT a natureza ganhou nova companhia, em que a borracha dos pneus foi substituída pela borracha das sapatilhas. São às dezenas os que, sobretudo ao fim de semana, calcorreiam kilómetros por entre árvores e arbustos. Uma forma agradável de combinar a natureza e as preocupações com a saúde que atiram muita gente para a prática desportiva. Mas o Trail é muito mais que passear na floresta…
Mas quem melhor para nos explicar esta nova variante do atletismo, que um atleta que leva o Trail muito a sério? No nosso concelho o nome Rui Santos é a referência da modalidade e é ele que nos explica pormenorizadamente em que consiste o Trail:
Trail Running define-se por corrida em trilhos – corrida pedestre na Natureza. Tem o mínimo de percurso pavimentado/alcatroado possível e surge em vários ambientes (serra, montanha, alta montanha, planície, etc.) e terrenos (trilho, caminho florestal, single track, etc.), idealmente em semi ou auto-suficiência, em percurso devidamente balizado e marcado e em respeito pelo meio ambiente e pela ética desportiva. As provas variam das distâncias curtas de 10Km às ultramaratonas, designadas como Ultra Trail Running, sendo as com 100Km e 100Milhas as mais populares.

Mas o que é necessário para poder participar nestas provas?

São provas em que para participar é indispensável ter-se uma boa preparação física e mental, bem como a consciência das distâncias a percorrer e do desnível positivo e negativo das mesmas (acentuação das subidas e descidas) e que pela sua exigência, revelam a necessidade de se possuir capacidades de autonomia em montanha que permitam a gestão dos problemas que derivem deste tipo de desafios, nomeadamente problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, lesões e condições ambientais e climatéricas adversas.

O “boom” desta modalidade levou, já, á criação de uma “equipa” em Paços de Ferreira. Ou se quisermos uma “Unidade Especial de Corrida”. Rui, o que é a UEC?
A Unidade Especial de Corrida surge em Paços de Ferreira como um grupo de amigos que com ambição de mais e novos desafios, passou de corridas em estrada para corridas em trilhos. Privilegia e desenvolve a amizade, o convívio e o bem-estar social através do desporto. O lema que os caracteriza e que envergam nas t’shirts “Nunca mais e Para sempre” simboliza as dificuldades com que se deparam em prova e que ultrapassam. Nunca mais! – é algo que se diz em prova frequentemente perante o sofrimento e sacrifício que algumas provas exigem. Para Sempre! – porque apesar de tudo, depois de cruzarem a meta, já só pensam na próxima prova.”

Para os que quiserem saber mais sobre o trail ou sobre a UEC aqui ficam os contactos:

uec
[email protected] e facebook.com/UnidadeEspecialCorrida.

Nos próximos dias vamos saber mais sobre o Trail e sobre o Rui Santos…

Image courtesy of Joaquim Jorge | Golpe de Vista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *